Agora descobriram fraudes nas licitações. Agora descobriram? Que ingenuidade ! A que ponto chegamos? Que país é esse? São tantos escândalos, desvios. Sem falar no que o povo sofre no dia a dia. Um transporte público criminoso, deficientes que além de humilhados são agredidos, hospitais que são verdadeiras câmaras de tortura! Pagamos o imposto mais caro do mundo pra sustentar salários altíssimos dos políticos e falar disso tudo é clichê, é clichê falar de desigualdade.
Roubam os cofres públicos, matam mendigos, espancam gays, humilham deficientes, roubam quem perdeu tudo numa enchente e repetir isso é clichê. E a culpa disso tudo é sua! A culpa é minha, que botamos a culpa em alguém e não assumimos. A gente liga a TV e vê como o Japão se recuperou de uma tragédia no qual jamais veremos igual e como eles se preparam para isso não se repetir, enquanto aqui o povo da serra fluminense continua sem enterrar seus mortos e sem ter dinheiro pra recuperar suas vidas, esse dinheiro existe, mas foi roubado! E tantas outras atrocidades espalhadas pelo país inteiro.
Nossos representantes sempre conseguem desviar a nossa atenção e tornam, por exemplo, um crucifixo pendurado ou não na parede de um prédio público mais importante do que os crimes que cometem. Querem discutir se somos ateus, espíritas, cristãos laicos e o escambau! Podemos ser qualquer coisa, menos cidadão! E o que importa mesmo o povo não sabe, e não quer saber. Aliás, saber pra que? Pra postar sua indignação no Facebook? Sim, porque a rede social está transbordando de revolucionários, de patriotas indignados. E nas ruas, nas ruas são tão podres quanto os que estão em Brasília. Eu, você, eles! Não há diferença.
Criticamos o superfaturamento da copa, criticamos o preconceito dos políticos ultraconservadores, criticamos quem vê Big Brother, criticamos quem fuma maconha, quem não fuma, criticamos, criticamos, criticamos, e nos esquecemos de agir. Esquecemos de olhar para nós e perguntar: o que EU faço pra mudar o Brasil? Se alguém pergunta isso, logo outro alguém responde: “Eu não posso fazer nada, quem tem que fazer são os políticos”.
A quem diga: “Político é tudo igual” eu prefiro dizer que “Brasileiro é tudo igual”. Hipócritas do Oiapoque ao Chuí. Agora você volta postar suas indignações no Facebook, eu volto a postar as minhas no Youtube. E a verdade continua lá fora!
Tiago Atzevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário